TEORIA DA CONTABILIDADE
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País. Tem como objetivo servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na preparação e utilização das demonstrações contábeis.
Em se tratando de uma provisão da folha de pagamento de uma determinada empresa, a constituição das provisões para férias, décimo terceiro salário e dividendos propostos é uma conduta profissional que atende a qual princípio contábil?
Competência.
Entidade.
Prudência.
Consistência.
Continuidade.
A contabilidade é uma ciência essencialmente utilitária, que possui mecanismos próprios de desenvolvimento. Portanto, entender a evolução da sociedade em seus aspectos econômicos, e dos usuários da informação contábil em suas necessidades cotidianas, é a melhor forma de definir os objetivos da contabilidade.
Dentre estes objetivos, podemos citar o controle, sendo o processo pelo qual a alta administração, que é um cliente interno da contabilidade, se certifica de que a organização caminhando em conformidade com seus planos e políticas.
Quando a contabilidade atende aos seus clientes internos, alimenta informações gerenciais dentro de um ramo específico e essencial para a organização, chamado de Controladoria.
Diante do exposto, analise as informações abaixo e assinale aquela que contenha os objetivos da Controladoria no que tange especificamente as informações geradas pela contabilidade interna:
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que se tenha perspectivas de futuro por meio de ferramentas, orçamentos e planilhas gerenciais.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja a verificação de perspectivas e reunião de informações para a geração de fraudes futuras.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja integração, discussão, questionamentos e burocracia entre os membros do conselho fiscal;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que perspectivas futuras, induções, motivação e achismo;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja motivação, fraude, questionamento, e procrastinação entre os demais usuários das informações contábeis;
Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Com base nessa observação, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
- Estão fora do alcance da Estrutura Conceitual informações financeiras elaboradas para fins exclusivamente fiscais.
- Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Por esta razão, informações sobre assuntos complexos devem ser excluídas por serem de difícil entendimento para usuários que não conheçam as particularidades do negócio.
- Regime de Competência e Continuidade são apresentados na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
- Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade são apresentadas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
A sequência CORRETA é:
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, F.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado por meio da Resolução CFC n. 1.055, de 7 de outubro de 2005, possui como atribuições, entre outras, a de estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo ainda emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins. São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto:
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.
Nesse sentido, é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
Competência.
Entidade.
Prudência.
Consistência.
Continuidade.
A contabilidade é uma ciência essencialmente utilitária, que possui mecanismos próprios de desenvolvimento. Portanto, entender a evolução da sociedade em seus aspectos econômicos, e dos usuários da informação contábil em suas necessidades cotidianas, é a melhor forma de definir os objetivos da contabilidade.
Dentre estes objetivos, podemos citar o controle, sendo o processo pelo qual a alta administração, que é um cliente interno da contabilidade, se certifica de que a organização caminhando em conformidade com seus planos e políticas.
Quando a contabilidade atende aos seus clientes internos, alimenta informações gerenciais dentro de um ramo específico e essencial para a organização, chamado de Controladoria.
Diante do exposto, analise as informações abaixo e assinale aquela que contenha os objetivos da Controladoria no que tange especificamente as informações geradas pela contabilidade interna:
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que se tenha perspectivas de futuro por meio de ferramentas, orçamentos e planilhas gerenciais.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja a verificação de perspectivas e reunião de informações para a geração de fraudes futuras.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja integração, discussão, questionamentos e burocracia entre os membros do conselho fiscal;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que perspectivas futuras, induções, motivação e achismo;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja motivação, fraude, questionamento, e procrastinação entre os demais usuários das informações contábeis;
Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Com base nessa observação, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
- Estão fora do alcance da Estrutura Conceitual informações financeiras elaboradas para fins exclusivamente fiscais.
- Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Por esta razão, informações sobre assuntos complexos devem ser excluídas por serem de difícil entendimento para usuários que não conheçam as particularidades do negócio.
- Regime de Competência e Continuidade são apresentados na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
- Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade são apresentadas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
A sequência CORRETA é:
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, F.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado por meio da Resolução CFC n. 1.055, de 7 de outubro de 2005, possui como atribuições, entre outras, a de estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo ainda emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins. São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto:
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.
Nesse sentido, é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que se tenha perspectivas de futuro por meio de ferramentas, orçamentos e planilhas gerenciais.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja a verificação de perspectivas e reunião de informações para a geração de fraudes futuras.
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja integração, discussão, questionamentos e burocracia entre os membros do conselho fiscal;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que perspectivas futuras, induções, motivação e achismo;
A Controladoria utiliza das informações contábeis para que haja motivação, fraude, questionamento, e procrastinação entre os demais usuários das informações contábeis;
Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Com base nessa observação, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
- Estão fora do alcance da Estrutura Conceitual informações financeiras elaboradas para fins exclusivamente fiscais.
- Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Por esta razão, informações sobre assuntos complexos devem ser excluídas por serem de difícil entendimento para usuários que não conheçam as particularidades do negócio.
- Regime de Competência e Continuidade são apresentados na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
- Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade são apresentadas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.
A sequência CORRETA é:
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, F.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado por meio da Resolução CFC n. 1.055, de 7 de outubro de 2005, possui como atribuições, entre outras, a de estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo ainda emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins. São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto:
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.
Nesse sentido, é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, F.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado por meio da Resolução CFC n. 1.055, de 7 de outubro de 2005, possui como atribuições, entre outras, a de estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo ainda emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins. São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto:
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.
Nesse sentido, é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
As demonstrações contábeis possuem essencialmente o objetivo de munir seus usuários de informações acerca da entidade analisada. Elas podem, por exemplo, auxiliar o proprietário a identificar roubo, fraude ou atividades ilegais e quaisquer discrepâncias dentro de seu negócio. Para tanto se faz necessário que o a mensuração dos elementos das demonstrações siga à risca o que rege o Pronunciamento Técnico Contábil – CPC 00 R1.
Nesse sentido, é correto afirmar que a mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que consiste em:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
determinar se os ativos são mantidos pelo valor presente, descontados, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera, sejam gerados pelo item no curso normal das operações.
avaliar os montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
avaliar os montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, que se espera, serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
determinar os montantes de liquidação, isto é, os montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola Contista preocupava-se basicamente com o processo de escrituração e com as técnicas de registros por meio dos sistemas de contas. Assim, pode-se afirmar que essa escola era centrada em contas, daí a denominação “Contista”
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola CONTISTA:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
Criação da Teoria das Cinco Contas, em 1795, pelo contista francês Edmond de Granges. As cinco contas são: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas.
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação.
Extrema natureza empírica (sem base racional)
As escolas doutrinárias de Contabilidade representavam as diversas linhas de raciocínio que permitiram a construção do pensamento contábil.
A escola ou doutrina do Materialismos Substancial originou-se na região de Lombardia (daí o fato de também ser denominada de Escola Lombarda) na Itália, tendo como principal mentor Francesco Villa. Segundo Schmidt e Santos (2008), o fator propulsor desse movimento contábil foi a conexão entre os elementos contabilísticos, principalmente técnico e doutrinários, e elementos econômico-administrativos.
Segundo essa escola, a Contabilidade não era somente a escrituração de fatos por meio das contas. Essa escrituração deveria servir de base para gerenciar as entidades.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que esteja relacionada com a escola do Materialismo Substancial:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
Afirmava que as contas não eram abertas a valores, e relações pessoais (o que é substancial)
Afirmava que as contas eram abertas a valores, mas não a relações pessoais (o que é substancial)
Preocupava-se em estudar o conjunto de ciências que tratavam a azienda como campo de aplicação
Transformou a conta em pessoa (responsabilidade pessoal entre os gestores e a substância patrimonial)
Preocupava-se mais em saber o conteúdo da conta (retorno ao Contismo/ reação ao Personalismo)
Os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, representam os usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Neste sentido, assinale a afirmativa correta:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
Esses usuários individuais possuem as mesmas necessidades de informação.
Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.
Esses usuários podem requerer que as entidades, que reportam a informação, prestem as informações de que necessitam, diretamente.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem divulgar o valor da entidade que reporta a informação.
Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral devem atender a todas as informações que esses usuários necessitam.
(Conselho Federal de Contabilidade – Adaptada). O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III - No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Estão CORRETOS os itens:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo‐se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I apenas
I, II e III.